ETIQUETA NO AVIÃO

Etiqueta avião

Vai viajar de avião? Confira as dicas de Patricia Junqueira, fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta e tenha uma viagem mais agradável e tranquila.

“Viajar é uma delícia, todo mundo sonha em conhecer algum lugar do mundo – ou mesmo uma cidade encantadora do seu país – e quando a viagem é de avião ganha um charme ainda maior. É natural ficarmos eufóricos, ansiosos ou até um pouco apreensivos se for a primeira viagem ou uma viagem planejada há muito tempo. O mesmo acontece quando estamos viajando a trabalho e preocupados com o horário, os compromissos, em impressionar naquela reunião, etc… mas precisamos sempre pensar em como nos portamos de forma adequada também nessa situação.” destaca Patricia Junqueira

Seja a negócios ou a passeio, a etiqueta para vôos é a mesma, já que o que conta é considerar as pessoas a sua volta – principalmente quando falamos de passar horas em um espaço compartilhado e apertado feito uma lata de sardinha.

Vamos passar aqui algumas dicas fundamentais para você se sair muito bem nas suas viagens de avião e impressionar todos a sua volta.

Dica 1 – A etiqueta começa ao sair de casa, já que ao abrir a porta da sua casa ou do seu escritório você já está se projetando na sociedade e criando a sua reputação. A forma que você está vestida, como se despede das pessoas, como chama o táxi e como trata o motorista em todo o trajeto, ainda que esteja atrasado ou que não tenha conseguido um táxi com facilidade. A forma que você se veste é também muito importante, não é porque irá passar 10 horas no avião que deve ir quase de pijama. Que imagem você quer passar?

Dica 2 – Tenha tudo muito organizado (documentos, informações, celular, etc) e à mão ao chegar no aeroporto. A pessoa com elegância não fica com cara de apavorada procurando seu terminal, o horário do voo, documentos perdidos na bolsa, entre outras coisas. Isso atrapalha não só o seu horário como também o das pessoas que eventualmente estão atrás de você esperando para serem atendidas. Tenha em mãos seus documentos e as informações necessárias para seu voo.

Dica 3 – Saiba qual o peso máximo da sua mala e evite ter que fazer mudanças de coisas de uma mala para a outra no meio do aeroporto. Ainda que a tentação de levar a casa toda para a viagem ou de fazer muitas compras, é preciso se organizar também com isso. Se você quer levar muitas coisas, considere levar uma mala a mais – todas dentro do peso – e pague pelo excesso da mala adicional.

Dica 4 – Da mesma forma, durante o voo organize o que for preciso para a sua descida até 1 hora antes o avião pousar.

Dica 5 – Na sala de espera aproveite para ir ao banheiro, comer, carregar o celular e fazer suas ligações com calma. Estamos sempre sem tempo, mas chegar no aeroporto com 1 hora de folga em relação ao seu horário te dá o conforto de fazer suas atividades com calma. A pessoa que faz as coisas com tranquilidade passa sem dúvida mais elegância.

Dica 6 – Deixe sempre o lugar para idosos, pessoa com criança e mulheres.

Dica 7 – Seu espaço é só a sua cadeira. Não deixe malas, bolsas, sacolas, entre outras coisas espalhadas ou em outras cadeiras. Se você não irá carregar nada, deixe as cadeiras próximas às tomadas para outras pessoas.

Dica 8 – Chegando próximo ao embarque, se você tem mala de mão já direcione-se para a fila. Nada pior que pessoas querendo entrar e você não ter aonde colocar a mala. Atente-se também ao número da sua fila para o embarque ser feito de forma organizada.

Dica 9 – Você deve cumprimentar todos os funcionários que te atendem olhando no olho, desde a pessoa do check in no balcão, a pessoa que confere sua passagem, a aeromoça que fala bom dia ao entrar na aeronave e eventualmente até o piloto se o encontrar. Sim, eles estão à trabalho, mas antes disso são seres humanos dignos de amor e respeito. São essas pessoas que farão da sua viagem uma experiência incrível e o ajudarão se preciso.

Dica 10 – Ao entrar no avião já saiba qual o seu assento e se direcione-se a ele o mais rápido possível, sem impedir a passagem do corredor.

Dica 11 – Se você chegou primeiro e está no corredor, levante-se para o outro entrar. Nada pior que a pessoa precisar passar e a outra só virar a perna – ou abrir a perna, o que é pior. Isso muitas vezes dificulta a passagem do outro, além de poder ser constrangedor.

Dica 12 – Ajude as pessoas a sua volta. Você pode subir uma mala? Dar passagem? Trocar de lugar? Emprestar uma caneta? Qualquer coisa que você fizer será excelente para as pessoas a sua volta.

Dica 13 – Se você vai deitar a poltrona, procure observar se a pessoa atrás está usando a mesinha. Se possível vale até avisar a pessoa que você irá mexer a poltrona. Tenha maior preocupação principalmente nos casos em que as pessoas estão comendo.

Dica 14 – Da mesma forma mexa na sua televisão com delicadeza, além de cuidar do bom funcionamento do aparelho, ainda evita mexer na cadeira da pessoa da frente, que pode estar dormindo, lendo ou trabalhando e tem sua poltrona empurrada a cada troca de canal que você faz.

Dica 15 – Caso precise  levantar-se de sua poltrona, não apoie na poltrona da frente, isso pode incomodar o passageiro que esteja dormindo.

Dica 16 – Evite encostar o joelho ou pé na poltrona de frente, não tire os sapatos durante o voo, isso pode incomodar os passageiros ao seu redor.

Dica 17 – Mantenha seu assento sempre limpo, assim como o banheiro ao usá-lo.

Dica 18 – Não fale alto. Lembre que seu espaço termina quando começa o do outro. Isso serve para coisas físicas como a sua bolsa, tanto como para sons.

Dica 19 – Use sempre o fone de ouvido

Dica 20 – Ao sair do avião, ainda que isso não seja uma regra das companhias aéreas, dê preferência para os que estão no corredor, depois meio e depois janela. Assim o desembarque fica tranquilo e organizado.

Dica 21 – Outra dica boa é deixar descer todos os que estão em posições favoráveis e que não tenham mala no compartimento superior, assim já eliminamos boa parte das pessoas que estão prontas para descer – e não precisam esperar os demais – deixando mais espaço para os que precisam pegar suas bagagens.

Dica 22 – Se você está com pressa por qualquer motivo, informe a aeromoça que precisa de prioridade para descer e conte com a ajuda dela, dentro do possível.

Dica 23 – Coma devagar, sem fazer barulho e o mais discreto possível. Não beba demais, é um voo, não é uma festa de adolescentes.

Dica 22 – Se você está viajando com crianças, atenção dobrada com eles e com os demais. É importante saber entreter as crianças para que elas não atrapalhem os demais e se preparar para ter um arsenal de tudo que elas possam precisar, desde leite, guloseimas, brinquedos, desenhos e um cobertor….

Obedeça sempre as regras da aviação e pense no coletivo. Fazer uma boa viagem depende de cada um que está no voo, inclusive de você. Ser elegante e ter etiqueta é pensar no conforto dos outros, não só no seu, e como você pode contribuir para um convívio melhor, ainda que por poucas horas.

Com isso, aproveite uma boa conversa com o colega ao lado caso ele mostre interesse, leia um bom livro, assista um bom filme e boa viagem.

Patricia Junqueira - Founder at Escola Brasileira de Etiqueta - Brasil
Patricia Junqueira

Sobre a Patricia Junqueira: Fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta, sempre admirou a elegância e educação em todos os sentidos.

Formada em Propaganda e Marketing com MBA no Insper, desenvolveu carreira como executiva de marketing em empresas como Itaú, Grupo Pão de Açúcar, C&A e Kimberly Clark, onde aprendeu tudo sobre eventos, receber bem, etiqueta e protocolos corporativos. Ao longo da sua carreira sempre teve em mente que é possível se desenvolver e chegar aonde você quer, não importa sua origem ou condição social, desde que você queira.

Após 20 anos de carreira e ter executado grandes eventos como Fórmula 1, Copa do Mundo no Brasil e eventos internacionais, Patricia Junqueira deixa sua carreira corporativa para empreender e abre a empresa “Patricia Junqueira | o prazer de receber em casa” voltada para Receber Bem, Festas e Etiqueta à Mesa.

Em 2017 – 4 anos após abrir sua primeira empresa – a demanda por etiqueta à mesa cresceu muito e Patricia foi buscar certificação internacional, quando abre a Escola Brasileira de Etiqueta, certificada pela The British School of Etiquette

Quer conhecer mais dicas de etiqueta de Patricia Junqueira? acesse o site:

Patricia Junqueira

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: